AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
O que são sensores inteligentes para a indústria?
O que são sensores inteligentes para a indústria?
13/10/2021
Dispositivos que possuem a capacidade de monitorar, detectar e responder movimentações nas máquinas utilizadas em uma indústria são fundamentais na Revolução 4.0

Os sensores inteligentes são cada vez mais fundamentais dentro das indústrias que se adaptam à quarta revolução industrial, caracterizada pela conexão homem-máquina, o uso da inteligência artificial, robótica e análises baseadas em big data.

Ao longo do tempo, os sensores inteligentes se consolidaram como dispositivos importantes dentro das indústrias, mas passaram a receber mais destaque nos últimos anos devido ao aumento de suas capacidades, flexibilidade e até mesmo em mudanças no seu tamanho. Essa facilidade em adaptação permite que essa solução seja incorporada à Indústria 4.0.

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que 73% das grandes indústrias já investem em automação industrial com sensores para o controle de processo. Tal ação tem permitido maior destaque em meio a concorrência, além de auxiliar gestores em decisões mais estratégicas e maior controle de toda a operação.

Funcionamento

Os sensores inteligentes são dispositivos que possuem a capacidade de monitorar, detectar e responder movimentações nas máquinas utilizadas em uma indústria. Para isso, os mesmos devem ser acoplados a equipamentos já existentes ou a novos equipamentos.

Ou seja, ele altera o seu estado de maneira proporcional de acordo com o estímulo que ele recebe, como por exemplo sensores ultrassônicos aplicados para medição e controle de nível de produtos na indústria de processos. Para isso, o sensor precisa ser confiável e capaz de realizar a tarefa de medição sem sofrer influência de fatores externos, como por exemplo a variação de cor do produto ou mesmo possíveis agitações ocasionadas por sistemas misturadores presentes em alguns tanques.

Esses dispositivos representam o início da cadeia de coleta de dados que geram insights essenciais através das plataformas de Internet das Coisas (IOT), tecnologia que tem como finalidade a conexão de objetos físicos com a internet. Dentro da indústria, essa tecnologia recebe o nome de IIOT (Internet Industrial Of Things) e auxilia na tomada de decisões a partir dos dados que são apresentados.

Portanto, o que diferencia os sensores inteligentes de sensores convencionais é o seu nível de recursos de configuração e diagnóstico integrado. Esses sensores possuem uma comunicação ativa para trocar dados com outros equipamentos, por exemplo, através da Tecnologia IO-Link, e possuem a capacidade de se automonitorar indicando diagnósticos de variações em seu funcionamento padrão e permitindo uma ação preventiva, além de permitir a realização de ajustes e configurações de maneira remota, sem a necessidade de interromper a produção.

Atuação na indústria

Todos os processos que possuem a finalidade de otimizar e aumentar a eficiência em uma linha de produção por meio de sistemas automatizados, podem ser chamados de automação industrial, e os sensores inteligentes estão diretamente englobados nesse conceito.

Além de serem utilizados para medição e controle de nível em tanques e silos, os sensores inteligentes atuam na indústria de diferentes maneiras, como no posicionamento de máquinas e produtos em uma linha de produção, na contagem de objetos, na medição da altura de objetos para fazer a classificação e separação entre diferentes produtos, na medição de volume e até mesmo nos veículos auto guiados (AGVs) como base para navegação, identificação de pontos de abastecimento e mapeamento de obstáculos e pessoas ao longo do trajeto.

Benefícios

Além de proporcionar mais segurança aos processos e aumentar a produtividade em todo o ambiente industrial, os sensores inteligentes também apresentam os seguintes benefícios:

Agilidade na tomada de decisões;

Maior segurança e qualidade na produção;

Redução de custos de manutenção;

Acompanhamento de todo processo e monitoramento contínuo de fluxo de materiais;

Otimização do tempo de ciclo;

Detecção de possíveis materiais que necessitam de manutenção;

Fácil integração para as aplicações IIOT.

ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet