AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Conscientização do uso de Painéis Certificados avança no mercado nacional
Conscientização do uso de Painéis Certificados avança no mercado nacional
22/09/2021
Um painel certificado confere segurança, confiabilidade e garantia, além da certeza de que o produto atende às principais normas vigentes.


Atualmente, o mercado brasileiro tem crescido na demanda e uso de painéis certificados e segundo dados recentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estima-se que cerca de 60% das vendas são de painéis com certificação. Embora seja uma boa notícia, este número ainda está longe do ideal, uma vez que o uso da Norma é obrigatório e garante a segurança das pessoas e patrimônios.

Quando observamos estatísticas de outros países podemos ver que ainda há muito a fazer até chegarmos perto do que já acontece na Europa, por exemplo, onde 95% dos painéis elétricos vendidos são certificados. Os 5% restantes são de painéis construídos para demandas muito específicas e não passíveis de certificação.

Grandes consumidores, como hospitais, shoppings, indústrias em geral, Data Center, Telecom, aeroportos, saneamentos, entre outros, já se adequaram às normas vigentes e hoje compram somente painéis certificados e, de preferência, buscam empresas qualificadas que atendam a Norma, como é o caso da SAT Automação Industrial.

As grandes indústrias, por exemplo, sabem do perigo que a rede elétrica pode causar a seus patrimônios e vidas dos colaboradores. Um acidente ocasionado por uma falha em um quadro ou painel elétrico pode custar a vida de muitas pessoas.

Muitos dos acidentes elétricos não são divulgados por questões jurídicas, pois envolvem empresas, pessoas e marcas. Não é raro, porém, ver na televisão ou nos jornais, notícias sobre incêndios, e uma das principais causas é a falha em quadro/painel elétrico que não atende a todas as certificações, não foi comissionado de forma correta ou que não houve manutenção preventiva ou corretiva com o objetivo de evitar falhas.

Na SAT Automação Industrial, qualidade e segurança andam juntas. Sempre lembramos que enquanto a ideia do ‘fornecer o mais barato’ ressoar na cabeça dos possíveis contratantes, os riscos existirão, pois, por mais econômico que pareça, o barato sai caro quando o que está em jogo é a segurança das pessoas e patrimônios que recebem um painel elétrico não certificado. Não negociamos segurança.

Otimização de custos

Quando se pensa em painel elétrico certificado, muitos o relacionam com a hipótese. “Posso ter prejuízo em caso de falha.” “Posso ter prejuízo em caso de acidente.” “Posso ter prejuízo com um curto circuito." Sempre dizemos que quem trabalha com segurança, trabalha preparado para lidar com essas hipóteses e as evita ao máximo.

Um equipamento de qualidade, que segue as normas, confere não só a segurança das operações e das pessoas envolvidas, como também reflete na otimização de custos e evita muitos prejuízos.

A falta da certificação dos painéis elétricos pode gerar muitos problemas, desde o mau funcionamento de máquinas e equipamentos e queda de performance da produção, até mesmo riscos de curtos circuitos e muitos outros.

Vale lembrar que, nesta lista de desvantagens, ainda estão presentes as penalidades pelo não cumprimento das exigências que compõem as normas legais, uma vez que elas pedem por soluções certificadas.

A certificação dos painéis elétricos exige diversos testes para comprovar que os produtos estão funcionando corretamente. Isso proporciona muito mais segurança à instalação elétrica. Entretanto, esta necessidade muitas vezes é ignorada pelos profissionais da indústria do Brasil, colocando as operações e pessoas em risco, priorizando somente a economia inicial.







ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet