AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Como o figital está presente em nossas vidas e muitas vezes nem notamos
Como o figital está presente em nossas vidas e muitas vezes nem notamos
10/08/2021
Provavelmente, você já deve ter observado que figital é a fusão entre as palavras físico e digital, mas afinal, como esse termo se materializa nas nossas rotinas?

Quando falamos em figital, precisamos pensar muito além do acrômio entre físico e digital. Trata-se de um conceito cada vez mais presente no dia a dia dos indivíduos e das empresas, sobretudo as que atuam no varejo e se propõem a oferecer mais que produtos, mas experiências memoráveis. Com a pandemia, o figital também se fez presente na educação, nos eventos e claro, também na indústria de forma geral.

Na It4Iot, desenvolvemos soluções que colocam o seu negócio entre esses dois mundos, conectando pessoas e empresas da forma mais eficiente possível, seja com o desenvolvimento de um software, um cobot, um painel inteligente, empregando Iot nas mais variadas operações, tornado-as híbridas, independente do ramo de atuação.

O figital vai ao encontro de outro conceito, o de omnishopper, que é uma maneira de se referir ao cliente omnichannel. Sendo assim, quando uma organização se propõe a ser figital, ela diz aos clientes e parceiros que seus processos de produção, atendimento, venda e pós-venda online e offline estão integrados.

Exemplos de práticas de figital

Estamos vivendo novos tempos para venda, para compra, para gestão dos negócios. Integrar os ambientes físico e digital de um negócio é importante para possibilitar o trabalho fluido e também dar opção ao cliente de comprar no canal que ele desejar.

Autoatendimento: Um totem de autoatendimento é uma estratégia para tornar o negócio (seja uma padaria ou uma loja) figital. O aparelho garante praticidade na jornada de compra, sem precisar ter contato com outras pessoas e evitando filas para escolher os produtos que deseja.

Sistema de gestão ERP: Quando se pensa em operações híbridas, é importante incluir na estratégia o uso de um sistema de gestão ERP para unificar a gestão, desde o PDV online até o estoque e a logística de entrega. Além de facilitar o trabalho, também é possível emitir notas fiscais, imprimir etiquetas e ter um PDV integrado entre as operações.

Chatbot: Como uma estratégia de atendimento imediato, um chatbot é importante para facilitar o atendimento objetivo e filtrar a demanda do cliente para o melhor setor de resolução.

Benefícios

As maiores vantagens em adotar uma estratégia figital para uma empresa é o reconhecimento do cliente, que passa a entender o seu negócio com valor agregado, tendo como consequência a fidelização, já que a jornada de compra atinge todos os públicos. E além disso, também traz o conceito de escalabilidade para o negócio, já que ele passa a operar em mais do que um mercado, garantindo mais acesso ao consumo e lucros.

Outras áreas

Se o figital já era uma tendência óbvia para o varejo, agora ele se espalha para outros campos, como a educação. O ensino a distância já é uma realidade há muito tempo, mas ainda respondia por uma fração menor do total de alunos.

Existia uma crença do mercado de que os cursos on-line eram de pior qualidade e que não teriam o mesmo reconhecimento dos empregadores. Em 2020, por conta da pandemia, quase todos os alunos do planeta migraram para o ensino online, e muitas dessas crenças acabaram sendo desmistificadas.

Em algum momento os alunos voltarão às salas de aula, mas o futuro da Educação será híbrido. Um pouco de aula online. Vídeos. Encontros presenciais. Conteúdo gamificado. Podcasts. Grupos de discussão. Leitura. Experimentos em campo. Um pouco de tudo. Até mesmo porque as novas gerações não toleram a monotonia nem o monólogo de um professor. Será cada vez mais importante mesclar diferentes abordagens.

A faceta mais evidente do impacto na pandemia no figital, arrisco dizer, tenha sido no mercado de trabalho. O teletrabalho é uma possibilidade há muito tempo, mas parecia uma utopia impossível. E subitamente, tudo que as empresas achavam impossível fazer em vinte anos, acabaram fazendo, do jeito que deu, em vinte dias, usando cloud e softwares que otimizam a área de trabalho e integram equipes, mesmo remotamente

O teletrabalho não é ainda uma realidade universal. Não dá para montar uma geladeira ou um avião no quarto de casa, mas cada vez mais profissionais e empresas percebem que o futuro do trabalho não será mais como era antigamente. Há empresas que reinventaram o escritório. Algumas inclusive não terão mais escritório. O mundo do trabalho cada vez mais, será figital também.

O mercado de eventos, que sempre foi preponderantemente físico, também mudou. Com a pandemia, eventos consagrados tiveram que se digitalizar. Workshops, feiras temáticas, casamentos, shows… tudo se transformou e pode ser transmitido pelas telas e se você possuir soluções personalizadas, a eficiência do figital será certeira.

ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet