AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
O que são cobots? Entenda como a indústria pode otimizar os setores automotivos e eletrônico com o uso da robótica
O que são cobots? Entenda como a indústria pode otimizar os setores automotivos e eletrônico com o uso da robótica
24/06/2021
Os robôs colaborativos, ou cobots, podem ser uma ferramenta poderosa capaz de trazer ganhos significativos, como maior produtividade, aumento na qualidade, redução de custos, assim como ganhos intangíveis, que elevam o nível de saúde e segurança dos trabalhadores na indústria.

Neste artigo vamos dividir o tema em quatro tópicos:
Evolução constante
Segurança
Economia
Aplicação


Evolução constante

Eles estão revolucionando a indústria porque permitem trabalhar lado a lado com pessoas e em qualquer ambiente, resultando em uma interação segura entre o robô e os colaboradores. Não importa se a sua empresa está construindo subconjuntos, carregando e descarregando acessórios de teste ou criando kits e empacotando produtos, robôs colaborativos flexíveis podem melhorar a produtividade, qualidade e consistência.

Ao automatizar processos repetitivos, você pode redistribuir trabalhadores qualificados para tarefas mais valiosas. Os robôs colaborativos também são uma forma ideal de distanciar os trabalhadores nas linhas de produção, preenchendo processos upstream ou downstream.


Segurança

Os cobots são construídos com materiais leves, possuem bordas arredondadas e limitações de velocidade e força geridas por sensores e software, por isso são considerados “colegas” de trabalho seguros, ao contrário dos robôs tradicionais, que são instalados em um espaço delimitado e equipados com sensores de acesso e sensores de presença.


Economia

Os cobots são leves e fáceis de programar, portanto, podem ser facilmente movidos de uma linha de produção para outra - ou movidos da produção para a embalagem ou paletização - conforme necessário. Mesmo na fabricação competitiva de eletrônicos, os cobots podem se pagar em menos de um ano, já que os ganhos são muitos com esse tipo de tecnologia.


Aplicação

Hoje, a robótica e a tecnologia de automação com o uso de cobots já são encontrados em uma ampla gama de aplicações industriais, incluindo montagem, distribuição, soldagem, acabamento, testes de qualidade, automotivo e eletrônico. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira cresceu 14% somente no primeiro semestre de 2020, sendo a principal responsável, a área automotiva.

Já o setor eletrônico, segundo dados do IBGE agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), teve em sua produção um crescimento de 5,9% em setembro de 2020, em comparação a agosto do mesmo ano. Isso comprova que, as inovações implementadas nas indústrias, acompanhadas de novas soluções, podem ser responsáveis pelo sucesso dos setores e das fábricas, que conseguem entregar mais e de forma mais ágil e segura.

A diversidade de uso dos cobots se deve a uma gama gigantesca de componentes plug and play que podem ser configurados direto na interface do robô, que inclui garras, câmeras, softwares fornecidos por parceiros de todo o mundo.

Abaixo listamos alguns exemplos de aplicação para um cobot:

- montagem: Esse tipo de cobot melhora a velocidade e qualidade dos processos e, ao mesmo tempo, reduz o risco de lesões associadas ao trabalho.

- alimentação de máquinas: Um robô colaborativo pode ser usado para alimentar máquinas e dispensar os funcionários de tarefas repetitivas, permitindo que o tempo de trabalho deles seja alocado com o objetivo de agregar valor aos seus negócios.

- colagem, distribuição e soldagem: Mova o robô para as áreas em que você precisa de suporte para aplicação. Quando a tarefa estiver concluída, você poderá reutilizar e reimplementar o robô em outras áreas de produção.

- inspeção de qualidade: Um robô seguirá, de forma consistente e repetida, processos exatos e fluxos de trabalho com o mínimo de desvio, proporcionando condições ideais para estudo ou análise. Identifique de forma objetiva e localize peças defeituosas ou imperfeitas antes que elas sejam embaladas ou transportadas.


ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet