AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Iot e indústria 4.0 podem potencializar negócios no Brasil
Iot e indústria 4.0 podem potencializar negócios no Brasil
30/11/2017
Muito se tem falado sobre Internet of Things e como as soluções digitais baseadas neste tipo de tecnologia podem otimizar diversos processos, assim como o desenvolvimento da Indústria 4.0. Porém, mais que teoria, também é preciso mostrar na prática a efetividade dessa inovação; inclusive, em uma perspectiva de curto e médio prazo, incorporando elementos da realidade nacional.

Com isso, três segmentos praticados em escala internacional estão em franco desenvolvimento no Brasil, mostrando como a aplicação de IoT e a automação da indústria 4.0 podem potencializar a competitividade nos negócios, em uma perspectiva Business-to-busines (B2B) ou Business-to-consumer (B2C), além de reduzir custos e otimizar a relação do fator humano com a tecnologia.

Agribusiness

A partir da associação de chips aplicados em um maquinário inteligente, com o uso de algoritmos preditivos avançados, é possível medir variáveis do solo, plantas e do próprio ambiente. O mesmo também pode ser feito com o auxílio de drones e satélites, transmitindo informações em tempo real para que gestores efetuem mudanças nos processos agropecuários, quando necessário, além de integrar suas ações e informações. Sistemas de irrigação automatizados também podem ser utilizados para economizar tempo e usar recursos hídricos de forma responsável, equilibrada e homogênea, protegendo o meio ambiente. No Brasil empresas já oferecem o serviço de monitoramento de diversas variáveis ambientais, de solo e clima, gerando informações relevantes que melhoram a tomada de decisão, levando a uma melhor produtividade agrícola.

Healthcare

Através do uso de IoT em equipamentos usados em âmbito hospitalar é possível realizar um diagnóstico mais rápido e eficiente de doenças. Já no ambiente doméstico, com o auxílio de recursos de fácil acesso, como smartphones, os próprios pacientes podem controlar níveis de glicose no sangue auxiliados por sensores conectados na pele e, dessa forma, monitorar o diabetes. Lentes de contato inteligentes também foram desenvolvidas para a mesma finalidade. Além disso, já foram criados rastreadores para observar pacientes em tratamento contra diversos tipos de câncer, dentre outras possibilidades. No Brasil há empresas que oferecem o monitoramento contínuo das temperaturas em hospitais com uma operação 24h por dia. Reduz os riscos de perdas materiais com disparo de alertas no momento certo, mantendo registros permanentes e acesso aos dados remotos.

Manufatura

Além da automação da indústria e da cadeia de suprimentos, por meio de recursos avançados como a inteligência artificial - que também depende dos chips para seu funcionamento efetivo -, outra medida é o desenvolvimento de sistemas cognitivos que irão auxiliar processos logísticos, reduzindo custos e transformando os atuais modelos de negócio e a própria natureza do trabalho. O uso de máquinas inteligentes também aumenta a segurança do trabalho e as relações sociais. Exemplos no Brasil já aumentam a competitividade da indústria nacional através de soluções que tornam as fábricas mais produtivas, eficientes e inteligentes, permitindo que nossos clientes vençam em um cenário global cada vez mais acirrado.

Contudo, para que tanto a IoT quanto a Indústria 4.0 - por meio desses e de outros exemplos - possam deslanchar de forma efetiva no Brasil, é preciso um conjunto de componentes que, embora pequenos, fazem toda a diferença: os chips. Empresas e fundos de investimento no país já se movimentam para discutir a questão e desenvolver ambos os segmentos em terras brasileiras, em eventos como são os casos do Fórum Brasileiro de IoT, de iniciativa do Governo Federal, e a ChipCon 17, conferência que traz gigantes do setor de semicondutores para o Brasil para mostrar o que está sendo feito lá fora e potencializar as mesmas áreas no Brasil.
Notícias
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet