AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Os desafios dos novos modelos de gestão cooperativa na Indústria 4.0
Os desafios dos novos modelos de gestão cooperativa na Indústria 4.0
19/09/2017
Estamos vivendo uma época de transição, tendo em vista o acelerado processo de mudanças em âmbito mundial, nas mais diversas áreas da atividade humana. É o que alguns economistas e outros estudiosos do assunto chamam de A quarta revolução industrial, ou "Indústria 4.0, caracterizada pela convergência entre as tecnologias digitais, físicas e biológicas, resultante dos avanços alcançados nas outras três revoluções industriais anteriores. Temos como exemplos atuais, o avanço das nanotecnologias, biotecnologias, robotização, inteligência artificial, internet das coisas (IoT - Internet of Things), computação em nuvem, novas startups (como exemplo, as fintechs), entre várias outras frentes de desenvolvimento.

Os modelos tradicionais de gestão, extremamente engessados e burocráticos, já não dão mais conta das novas demandas do mundo contemporâneo. Hoje as organizações precisam tomar decisões rápidas, atualizadas e assertivas.

Como característica fundamental, os novos modelos de gestão cooperativa têm o capital intelectual, como principal diferencial de mercado.

O conhecimento aplicado e compartilhado, é hoje um fator crítico de sucesso para as organizações cooperativas. É questão de sobrevivência e de continuidade, em um mercado cada vez mais hostil e competitivo.

Para o sucesso dessa transição, dos modelos tradicionais de gestão, para os novos modelos de gestão cooperativa, torna-se necessária a implantação de um processo contínuo de gestão da mudança.

Seguem alguns tópicos importantes para a atualização dos modelos de gestão das cooperativas:

1) Desenvolvimento de uma visão holística e sistêmica: desenvolver nas pessoas, em todos os níveis da organização, a visão do todo; o pensar global e agir local; desenvolver novos conhecimentos, habilidades e atitudes;

2) Mudanças na cultura organizacional: mudanças no estilo gerencial, para modelos mentais (mindset), mais flexíveis, inovadores e criativos;

3) Adaptações na estrutura organizacional: formação de uma estrutura mais horizontalizada; mais plana, que incentive a inovação e a criatividade.

Os modelos contemporâneos de gestão cooperativa têm como principal desafio, promover o desenvolvimento sustentável das organizações. Devem gerar valor (Resultado econômico) para o empreendimento cooperativo, para os associados (Pessoas) e para o meio ambiente (Planeta), dentro do chamado tripé da sustentabilidade: people, planet and profit (pessoas, planeta e lucro).

Os novos modelos de gestão devem transformar as Cooperativas em agentes de promoção do desenvolvimento local sustentável, sem perder a essência cooperativa, que além de ser um grande fator de diferenciação, se constitui na missão desse tipo de organização (razão de existir), para ajudar a construir um mundo melhor para todos.
Administradores - Artigos
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet