AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Cultura 4.0 na indústria vai além da compra de máquinas
Cultura 4.0 na indústria vai além da compra de máquinas
29/06/2017
Gerente de tecnologia e educação do Senai Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), do Rio de Janeiro, Robson Wanka, falou a empresários do segmento do vestuário, na noite terça feira(27), sobre a importância de começar a implantar uma cultura de indústria 4.0 no processo de fabricação. A apresentação faz parte da programação gratuita do Inova Moda 2017, realizado em Campo Grande, pelo Senai em parceria com o Sebrae/MS e com o Governo do Estado, por meio do Propeq (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios).

Com a palestra INDÚSTRIA 4.0: A CONFECÇÃO DO FUTURO, o gestor do Cetiqt explicou como funciona um processo produtivo pensando na indústria 4.0, visando mais qualidade, produtividade e suas tecnologias associadas. -O empresário não precisa necessariamente implantar todo o processo produtivo de 4.0, mas, em um futuro bem próximo, será exigido dele que implante uma cultura 4.0 da otimização, da eficiência. A partir daí, ele vai buscando vários componentes do processo que vão gerar uma grande transformação, e que será a transição entre o costureiro e o gestor de costura- exemplificou.

Ele completa que a indústria 4.0 é um processo, não apenas a compra de máquinas. -É uma cultura. Há muito o que fazer, mas é preciso começar. Para ser competitivo vamos ter que partir para um outro patamar de qualidade e produtividade e isso vai passar pela 4.0- emendou.

O Gerente do Senai de Mato Grosso do Sul, Rodolpho Caesar Mangialardo, realizou a abertura da palestra e destacou que a instituição está preparada para facilitar o acesso do empresário às tecnologias e oportunidades advindas da indústria 4.0. -O Senai está mergulhado nesse processo da indústria 4.0, tanto nas inovações, para que a gente possa trazer as facilidades e oportunidades que estão ao redor do mundo, quanto nos desafios de novas pesquisas e desenvolvimento. Os benefícios são imensos, não exatamente dentro da indústria 4.0, ainda, mas as oportunidades que formam a base da indústria 4.0 já estão dando bastante recursos para as empresas- avaliou.

A palestra serviu para abrir a mente sobre os conceitos da indústria 4.0. A indústria 4.0 é muito mais do que se imagina. Parecia ser uma realidade distante, mas agora se vê que não só é possível começar a pensar com o raciocínio da 4.0, como é necessário, e o empresário que não adotar essa cultura ficará para trás.
A Crítica
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet