AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Equipe de robótica em competição aberta ao público
Equipe de robótica em competição aberta ao público
15/09/2016
A equipe de robótica Maracatronics, da Universidade Federal de Pernambuco, promoveu na semana passada sua primeira competição aberta ao público na área de eventos do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no campus Recife.

O torneio foi dividido em três categorias: Combate Beetleweight, Seguidor de Linha e Sumô Lego.

...A categoria Combate Beetleweight é a menor e mais leve dentre os robôs de combate desenvolvidos pela equipe, com até 1,4 kg. O desafio é desenvolver robôs compactos, ágeis e com tecnologias inovadoras.

...A categoria Seguidor de Linha é do tipo trekking. O robô deve seguir um trajeto com curvas e cruzamentos no menor tempo possível. Para isso, ele deve ser totalmente autônomo, fazendo uso apenas de sensores e sistema de controle embarcado (contido no próprio código do robô).

...O objetivo da competição de Sumô Lego é empurrar o adversário para fora de uma arena circular. Para isso, os robôs precisam ter motores fortes e muita tração para empurrar e não serem empurrados. Os robôs são montados utilizando apenas peças de Lego. Atualmente, a equipe Maracatronics conta com dois robôs na categoria: o Papangu e o Buchada.

A equipe Maracatronics foca no desenvolvimento de projetos em robótica envolvendo alunos do curso de Engenharia Mecânica, ênfase em Mecatrônica, e alunos de Engenharia Eletrônica, por meio do Laboratório de Automação, Robótica e Controle. O projeto visa à atuação sinergética entre as várias áreas da Mecatrônica, com forte interdisciplinaridade entre as áreas.
Diário de Pernambuco
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet