AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
 A digitalização da indústria
A digitalização da indústria
14/06/2016
Mais do que apenas uma palavra da moda, a Indústria 4.0 (às vezes chamada de Internet Industrial das Coisas) descreve o que muitos se referem como a quarta revolução industrial. Em nosso dia a dia já estamos vendo muitos exemplos de fábricas inteligentes e digitais e ainda há muito mais por vir.

A Indústria 4.0 representa a soma de muitas inovações, de sensores e análise de big data a redes de comunicações e serviços em nuvem. Ela é muitas vezes descrita como a digitalização da indústria, na qual os sistemas ciberfísicos podem se comunicar constantemente uns com os outros, com os bens que eles produzem e/ou com as pessoas que os executam. Além disso, estes sistemas podem ensinar a si próprios a se adaptar às condições, encomendar as suas próprias peças e, até mesmo, planejar sua própria manutenção e reparos.

No centro desse movimento está a cena robótica, que passou por sua própria evolução. Os primeiros robôs da década de 1950 tinham controles numéricos que permitiam a execução de movimentos repetitivos, confiáveis e simples. A Robótica 2.0 chegou em 1980 e a integração permitiu que os robôs fizessem funções mais abrangentes, como soldagem ou pintura de carros em uma linha de montagem, corte de metal, ou até mesmo seleção e embalagem.

Muitos anos depois, em 2010, a detecção inteligente permitiu que os sistemas enxergassem, o que possibilitou a melhoria da precisão das operações, a redução do tempo de comercialização e, no geral, uma movimentação mais rápida e eficiente. A Robótica 4.0 permite que os sistemas se conectem e colaborem com facilidade e segurança com outros robôs e seres humanos para completar o trabalho e resolver problemas de forma criativa.

Alcançar o nível de funcionalidade e sofisticação necessárias em um mundo de Indústria 4.0 não é um trabalho que pode ser tratado isoladamente. Existe agora uma rede de grande alcance, e em constante crescimento, de parceiros envolvidos na defesa da causa. Eles incluem comunidades de startups, agências governamentais, fornecedores de engenharia e serviços de TI e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento.

A Festo Canada, fabricante mundial de soluções de automação para fábricas e controle de processos, com sede em Ontário, é um bom exemplo de empresa no centro do ecossistema de parceiros. Isso porque a tecnologia avançada está se tornando vital para a sobrevivência competitiva. E as empresas e a ciência devem ser parcerias para alcançar a Indústria 4.0.

A empresa atua em parceria com startups de alta tecnologia e com uma forte rede regional de expertise de TI, automação, manuseio de materiais e robótica, além de utilizar a rede educacional da região, que está desenvolvendo habilidades para atender às demandas desse novo mundo de fabricação avançada – de programação e desenvolvimento a monitoramento e manutenção.

É tudo muito oportuno, dadas as mudanças que ocorrem nos mercados industriais. E isso é importante. Afinal, esta é uma revolução.
SEGS
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet