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Serviços digitais de saúde em futuro próximo
Serviços digitais de saúde em futuro próximo
31/03/2016
A Quarta Revolução Industrial, silenciosa e progressivamente alcança todos os setores da indústria, e não é exceção a área da saúde. Com base nesta macrotendência de fundo e em recolha de dados primários da rede, foram identificadas seis tendências de inovação que irão marcar o futuro próximo do setor da saúde, o qual caminha a passos largos para a digitalização integral que atingirá tanto os profissionais de saúde como os pacientes, tanto no setor privado como no público.

As tendências identificadas deverão ter maior projeção a partir de 2020, e inserem-se no âmbito de quatro grandes temáticas: a gestão do bem-estar, o acesso a cuidados de saúde, ao nível das doenças crônicas e ao nível da gestão da doença.

VISITA DIGITAL E TELEMEDICINA: esta tendência irá permitir visitas 100% remotas, monitorização contínua do paciente, auto monitorização e consultas interativas, com benefícios óbvios ao nível do empowerement do paciente, redução de custos e facilidade de acesso a cuidados de saúde.

IOT E SAÚDE REMOTA: a IoT terá um impacto muito positivo na medida em que facilita a adesão dos pacientes ao tratamento, permite a deteção inicial de complicações e permite um tratamento e medicação (e.g., dosagem) ajustado em tempo real.

SAÚDE MÓVEL: a saúde móvel aportará um conjunto significativo de vantagens, designadamente: maior precisão de dados e acesso à informação, aumento de produtividade dos clínicos, melhor comunicação entre profissionais de saúde e pacientes, diminuição de erros médicos e melhor qualidade do serviço prestado.

SAÚDE CONECTADA: Com uma conexão integral de todos os interlocutores, é possível uma maior precisão dos resultados, enfoque na prevenção, minimização da utilização de serviços desnecessários e maximização da independência dos pacientes.

ENVOLVIMENTO DO PACIENTE: a utilização de tecnologias promotoras do envolvimento do paciente irá desenvolver-se em diferentes níveis: educação do paciente (maximizar escolhas inteligentes e diminuir desperdício de tempo), portais (interações virtuais paciente-médico, paciente-paciente e médico-médico) e feedback do paciente (surveys e outras ferramentas de IT).

INTELIGÊNCIA CLÍNICA: Os hospitais assistem a um crescimento exponencial do volume de dados aumentando a necessidade de uma melhor inteligência de negócios clínica e análises clínicas, nomeadamente, implementação de rotinas e automatismos, intensificação da comunicação/inteligência de negócios, otimização do fluxo de dados entre os bancos de dados e aumento da especificidade/sensibilidade da análise clinica.
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