AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Automação Robótica e novos modelos de gestão
Automação Robótica e novos modelos de gestão
01/12/2015
Toda nova tecnologia divide opiniões. Há quem só veja vantagens na automação robótica e sua capacidade de aumentar a produtividade e reduzir as falhas nos processos operacionais. Há muitos que, embora acreditem no potencial da ferramenta, temem o impacto negativo da redução da necessidade de mão de obra. Não há como negar que a inovação traz mudanças para o mercado de trabalho. No entanto, tais transformações podem ser mais positivas do que o senso comum normalmente vislumbra.

Estudo recente do Boston Consulting Group (BCG) aponta que os avanços tecnológicos levarão à criação de 350 mil empregos na Alemanha até 2025. O estudo elencou dez mudanças ligadas à Internet Industrial e previu como elas podem afetar os empregos em 23 setores. Embora uso cada vez maior da robótica deva gerar o corte de algumas funções manuais e repetitivas, verifica-se também que essa queda será contrabalançada pela criação de novos empregos, especialmente em áreas ligadas à customização ou que exijam mais flexibilidade e capacidade para solucionar problemas.

Estima-se, segundo o levantamento do BCG, uma demanda na Alemanha por 210 mil trabalhadores altamente qualificados na área de TI, análise de dados e pesquisa e desenvolvimento. O número de empregos em TI, por exemplo, vai praticamente dobrar, com a criação de 110 mil vagas (um aumento de 96% em relação à oferta atual).

Outra pesquisa realizada pela HfS Research, em conjunto com a KPMG LLP com 168 líderes de operação, mostra que metade das empresas precisa limitar seus investimentos na força de trabalho e que muitos consideram o uso da automação robótica como uma opção viável.

A busca de soluções para aumento da eficiência e redução de custos é uma constante nas empresas que pretendem se manter ativas e competitivas no mercado. O uso da tecnologia de robótica se encaixa naturalmente nessa categoria de iniciativa, pois permite criar scripts para a execução de processos manuais que garantem a padronização na execução das tarefas, ao mesmo tempo em que reduzem o tempo de execução.

Além disso, a automação robótica tem grande aplicabilidade em termos de Business Process Outsourcing (BPO), com especial aderência funcional em processos de Back Office. Com o uso de robôs de software para automatizar a execução de tarefas em fila para tratamento, as empresas podem melhorar sua eficiência operacional e também reduzir custos. Com a redução do tempo gasto em tarefas mecânicas e repetitivas por parte dos recursos humanos, as operações podem contar com maior disponibilidade para atividades de negócio analíticas, incrementando a inteligência e criatividade na criação de soluções e nas tomadas de decisão.

Em suas plataformas mais avançadas e seguras, a automação robótica opera através de um servidor central que aceita ou recupera tarefas de qualquer aplicativo de terceiros, sem a necessidade de estrutura física para executar as tarefas. Dentro das operações de Back Office, sejam elas em bancos, seguradoras ou grandes lojas do varejo, as soluções podem ser implementadas em máquinas virtuais incorporando rotinas que envolvem inicialização de aplicativos, seleção do mouse, preenchimento de campos, copiar / colar informações, preenchimento de formulários e cálculos.

O servidor de automação centraliza a monitoração e gestão filas de tarefas e execução de processos, além de apresentar alta capacidade de redimensionamento (escalabilidade), possibilitando a adição de robôs com facilidade, sempre que houver a necessidade de mais processamento, como por exemplo, em horários ou dias de pico.

Em um cenário de restrição de investimentos e aumento de competição, as empresas precisam cada vez mais otimizar processos, aproveitando seus profissionais em tarefas nobres, onde certamente poderão gerar mais valor tanto para a empresa quanto para seu desenvolvimento individual. As estimativas apontam um percentual de ganho de processamento nas operações da ordem de 30% com a implantação de soluções de Robotic Automation.

O aumento da eficiência é essencial para garantir o crescimento sustentável das empresas, gerando benefícios tanto em termos de resultados operacionais quanto em qualidade e satisfação de clientes. A aplicação de automação robótica é uma tendência e está redesenhando os modelos de trabalho e de gestão de pessoas.
Portal Call Center
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet