AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Tecnólogos da Fatec de São Bernardo desenvolvem bicicletário
Tecnólogos da Fatec de São Bernardo desenvolvem bicicletário
25/08/2015
Acompanhando a tendência de uso de bicicletas como meio de transporte, quatro estudantes de Automação Industrial da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Bernardo do Campo criaram um estacionamento automatizado para bicicletas, em seu projeto de conclusão de curso.

O bicicletário idealizado por Fabio Negrini, Jefferson Martins da Silva, João Victor Ferreira da Silva e Jairo dos Santos Silva, graduados no 1º semestre deste ano, tem cerca de 7,5 metros de diâmetro por 7 de altura, divididos em quatro andares, com capacidade para até 96 bicicletas. O tamanho pode ser adaptado de acordo com a demanda.

A ideia é compactar ao máximo o espaço de armazenamento das bicicletas, aumentando a possibilidade de implantação do sistema. -Durante nossas pesquisas apareceram alguns modelos de difícil viabilização no Brasil, como um estacionamento subterrâneo que existe no Japão. Tentamos reduzir ao máximo, pensando no tamanho das bicicletas, para tornar possível a instalação em vários lugares diferentes- explica Fabio Negrini.

Totalmente automatizado, o bicicletário dispensa a intervenção de um funcionário. Pode ser acionado por um cartão pré-cadastrado, tanto no momento de guardar, quanto para retirar o veículo.

Uma das possibilidades sugeridas pelo grupo é integrar o sistema às redes de vale-transporte municipais e intermunicipais, como o cartão Bilhete Único, por exemplo.
-Apresentamos o projeto para empresários e para a prefeito de São Bernardo do Campo- conta Fábio.

Os tecnólogos esperam conseguir um aporte para desenvolver, ao menos, um piloto. O valor estimado para a montagem do protótipo é de R$ 400 mil a R$ 500 mil. -Esse investimento com certeza vai trazer retorno em ação social, olhando para o interesse público- aponta o estudante.

Segundo dados do Ibope, o número de pessoas que utilizam bicicleta para se locomover na Capital aumentou em 50%, entre setembro de 2013 e mesmo mês de 2014.
ABC
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet