AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Olimpíada Brasileira de Robótica
Olimpíada Brasileira de Robótica
20/08/2015
A Universidade de Fortaleza sedia, no dia 5 de setembro, a etapa regional da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR), que tem por objetivo estimular estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico às carreiras científico-tecnológicas e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Apoiado pelo CNPq, a Olímpiada Brasileira de Robótica possui duas modalidades: a Teórica e a Prática, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.

Nesta etapa cearense, estão inscritas 105 equipes da capital e do interior, tanto de colégios particulares como de instituições públicas.

O desafio deste ano da OBR Prática consta por simular um ambiente de desastre em mundo real onde o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs. Em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, a equipe de estudantes recebe uma tarefa muito difícil: construir um robô completamente autônomo para resgatar vítimas sem interferência humana.

Cada equipe é formada por no máximo quatro competidores, e tem a seguinte missão: o robô deve seguir um determinado circuito, enfrentar obstáculos, subir uma rampa e efetuar um resgate, sem qualquer contato por parte da equipe, apenas contando com a programação já internalizada no robô e os sensores acoplados ao corpo da máquina. Para esse trajeto cada equipe conta com apenas cinco minutos.

Ao longo do dia, a equipe deve participar da missão por três vezes. Aquela que obtiver mais pontos ao final da terceira rodada, é a vencedora, se classificando para a etapa nacional. As finais da OBR 2015 acontecem de 27 de outubro a 1º de novembro de 2015 em Uberlândia (MG).
G1 - Ensinando e Aprendendo
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet