AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Robô japonês aprende melhor jeito de empurrar objetos pesados
Robô japonês aprende melhor jeito de empurrar objetos pesados
03/06/2015
Empurrar objetos pesados não é fácil para ninguém. Nem mesmo máquinas executam a tarefa facilmente. Por isso, pesquisadores japoneses criaram um robô que consegue aprender qual a melhor forma de usar o próprio peso para deslocar caixas ou até mesmo armários.

Os cientistas da Universidade de Tóquio apresentaram o robô, do modelo HRP-2, na Conferência de Automação e Robótica, em Seatle (EUA). A conferência é promovida pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE, na sigla em inglês).

A desenvoltura do androide diante de um empecilho ocorre graças a uma série de posturas para empurrar objetos pré-programadas em seu sistema. Quando se depara com uma carga pela frente, o robô tenta de vários jeitos até conseguir. Tenta empurrar com os dois braços mecânicos até encostar-se no objeto e impulsioná-los com as costas.

Para executar a ação, o robô mantém o equilíbrio enquanto faz força. Ele é ainda capaz de aumentar ou diminuir o passo conforme a distância a que está do objeto. Ainda assim, ele precisa de cabos para alimentar sua bateria.
Globo.com Tecnologia e Games
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet