AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Conceito de cidade inteligente é apresentado em feira internacional
Conceito de cidade inteligente é apresentado em feira internacional
16/03/2015
A Ilha de Conceito Smart City será montada em uma área de 500 m² dentro do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Os visitantes da Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação (FIEE), que acontece de 23 a 27 de março, poderão conhecer o projeto.

A Smart City será dividida nos setores de automação, energia , segurança, robótica e telegestão e terá equipamentos funcionando em tempo real. O projeto conta com a participação de alunos do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. “Na demonstração será utilizado um robô industrial da empresa KUKA Roboter, modelo Agilus, com capacidade de carga de 6kg. Os expositores farão demonstrações do sistema, selecionando pessoas aleatoriamente no evento para movimentar o robô", adianta o professor de Mecatrônica do ITA, Carlos Eguti.

“A proposta segue uma linha de pesquisa que procura colocar um robô industrial mais próximo da atividade humana, inclusive popularizar seu uso e torná-lo um item doméstico em poucos anos. Essa tecnologia, chamada de robótica colaborativa, vai permitir que robôs e humanos trabalhem e interajam juntos na solução ou execução de um determinado objetivo ou tarefa”, acrescenta o professor.

A ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico – vai levar produtos como bicicletas elétricas Sense Bikes, veículos Dropboards, Renault e Efacec. Para a entidade, o grande chamariz da tecnologia elétrica para automotivos é a economia e a utilização de uma energia limpa. Estudo da CPFL Energia mostra que o valor do quilômetro rodado de um carro a combustão, considerando o uso do etanol, é de aproximadamente R$ 0,19. No veículo movido à eletricidade, este valor é R$ 0,05. Segundo levantamento da ABVE, sete milhões de veículos elétricos (leves e pesados) circulavam no mundo no ano passado.

Empresa voltada a tecnologias para iluminação pública, a Ilumatic, leva para a Smart City da FIEE o sistema de iluminação automatizado Controlmatic, operado por tecnologia wireless em tablets, computadores ou smartphones. Com ele é possível programar a diminuição da intensidade luminosa dos pontos de iluminação do municipio, até o completo desligamento, de acordo com a necessidade de luz no local ao longo da noite, explica o engenheiro Cláudio Carassini, gerente comercial da empresa.
a Notícias
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet