AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Universitários adaptam brinquedos para crianças com necessidades especiais
Universitários adaptam brinquedos para crianças com necessidades especiais
18/12/2014
Laboratório de Robótica da Universidade do Minho transformou-se numa espécie de fábrica do Natal.

"Este é um cãozinho que mexe os bigodes e ressona. Temos um pato que faz ‘quá-quá’ e carros de bombeiros". Fernando Ribeiro faz as apresentações dos materiais que têm entre mãos.

Em vésperas de Natal, o Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho transforma-se numa espécie de fábrica do Natal. Os brinquedos chegam aqui em segunda mão, explica o responsável pelo laboratório e saem como novos e adaptados às necessidades das crianças mais especiais.

"Basicamente o que fizemos foi abrir os brinquedos e adaptar um interruptor que permita às crianças accionarem o brinquedo, por exemplo, através do pescoço, dependerem de um adulto ou acompanhante", descreve à Renascença.

Este ano, angariaram cerca de 60 brinquedos, que perto de uma dúzia de alunos e dois docentes fizeram adaptações há duas semanas.

Raquel Silva, parceira da iniciativa, explica que os brinquedos têm como destino cinco escolas, "sem recursos financeiros e onde estão crianças com diversas patologias".

Depois de dois anos parados, o grupo de Robótica volta a adaptar brinquedos, fazendo chegar o Natal a algumas instituições da região. A iniciativa já dura desde 2006, mas, tal como explicou Fernando Ribeiro, foi obrigada a parar porque em 2012 e em 2013 não conseguiram angariar brinquedos.

Os brinquedos foram recolhidos, praticamente porta a porta, por agrupamentos de escudeiros, que depois os fizeram chegar ao laboratório.
Renascença
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet