AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Indústria avança no setor de IA para usuários não programadores
Indústria avança no setor de IA para usuários não programadores
05/11/2021
Entre os diversos usos da Inteligência Artificial no cotidiano de pessoas e indústrias, soluções que facilitem o uso dessas ferramentas podem contribuir com a produtividade e otimização de processos.

A Inteligência Artificial (IA) há muitos anos já é realidade tanto no dia a dia das pessoas quanto nos mais diversos segmentos industriais, agrícolas e, naturalmente, na maioria das profissões por todo o mundo. Cada vez mais, indústrias focadas em soluções de IA possibilitam o acesso a esses recursos a profissionais com outras formações, disseminando assim as novas tecnologias e colaborando com o crescimento e fortalecimento da Indústria 4.0.

Para dimensionar o alcance da IA, um estudo da Microsoft divulgado no primeiro semestre deste ano, aponta que o PIB brasileiro pode aumentar em 7% até 2030 com a ampliação do uso dessas tecnologias.

Já dados do Relatório do Fórum Econômico Mundial estimam a criação de 97 milhões de empregos com o avanço da IA. Em território nacional, estudo da empresa de dados Locomotiva mostrou que nove em cada dez brasileiros se dizem satisfeitos com as praticidades proporcionadas pelos algoritmos.

Nesse contexto, praticidades como assistentes virtuais, que controlam equipamentos e conversam com o usuário, aplicativos para fazer compras, realizar transações financeiras de imediato e até trabalhar remotamente, são avanços para o usuário final que, apesar de sua complexidade, se comparados à tecnologia presente na Indústria 4.0 podem parecer simples.

Basicamente, a Indústria 4.0 utiliza recursos como Machine Learning, Big Data, Internet das Coisas (IoT), Computação em Nuvem e diversos outros recursos de IA para melhorar a eficiência de seus processos. Atualmente, através de soluções de softwares, máquinas já são capazes de, além de executar tarefas, aprender a otimizar atividades, prever custos e demandas, conforme a atividade em questão.

Mas toda indústria precisa contar com um time de programadores para ter soluções de IA? A resposta é não! Empresas especialistas em IA, como a It4Iot, colaboram com a expansão das tecnologias, viabilizando a otimização de processos por usuários não programadores.

Automação de processos

A IA contribui para o aumento da automação de atividades em todas as áreas da empresa, principalmente na linha de produção. Tarefas como classificação de itens, controle de estoque, e entrega de produtos podem ser realizados com maior precisão.

Ela também auxilia profissionais a tomarem decisões sustentados por algoritmos inteligentes e Big Data, fornecendo insights com excelência.

Aperfeiçoamento dos profissionais

Estão enganados aqueles que acreditam que as novas tecnologias irão substituir a mão de obra humana na indústria. Pelo contrário, a Inteligência Artificial permite juntar o conhecimento humano às máquinas e otimizar processos.

Através da coleta de dados, é possível que os colaboradores lidem com análises lógicas e estratégicas. Dessa forma, é importante oferecer treinamento aos profissionais para lidar com essas inovações.


ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet