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O crowdsourcing pode salvar a sua empresa e vamos te contar como
O crowdsourcing pode salvar a sua empresa e vamos te contar como
23/07/2021
Conceito defende a inteligência coletiva como forma de resolver problemas e otimizar tarefas

Assim como as demais iniciativas de Inovação Aberta, a prática do Crowdsourcing pode dar à empresa acesso a um conjunto mais amplo de conhecimentos em um ritmo mais rápido e a um custo menor do que as rotas tradicionais. Com mais cabeças pensando, o garimpo de soluções se torna bem mais eficiente.

Nos últimos anos, os modelos de negócio estão mudando e as empresas precisam adaptar cada vez mais suas estratégias de trabalho. Nesse sentido, entender o que é crowdsourcing pode ser muito útil para agregar práticas relevantes à ideia de trabalho colaborativo.

O crowdsourcing considera justamente que a revolução na gestão de pessoas está no aproveitamento da inteligência coletiva como forma de resolver problemas.

Se você não conhece esse princípio ou não sabe de que forma ele realmente pode ser um diferencial para o seu negócio, aqui neste artigo pontuo os principais aspectos crowdsourcing em quatro tópicos:

Crowdsourcing, o que é?
Crowdsourcing e crowdfunding
Como aplicar crowdsourcing em sua empresa
Versatilidade

Crowdsourcing, o que é?

Crowdsourcing é um conceito que surgiu em 2006, com o objetivo de expressar uma ideia de soluções que são conquistadas a partir da junção de múltiplas fontes de conhecimento. Em outras palavras, várias mentes pensam muito melhor do que uma.

O termo, embora não seja recente, com a transformação digital e as prospecções para o futuro do trabalho, tem ganhado cada vez mais força e colocado em pauta a capacidade de participação ativa de clientes e colaboradores.

Isso quer dizer que essas pessoas estão mais críticas sobre as empresas, seus produtos e processos, opinando cada vez mais.

O crowdsourcing é um princípio que apoia essa ideia, considerando que os insights obtidos a partir desse pensamento coletivo possa ser útil para fazer com que a organização se adapte e cresça de acordo com a perspectiva do público, seja ele interno ou externo.

Desmembrando a palavra crowdsourcing, temos crowd (multidão) e sourcing, que vem de outsourcing (terceirização). Sendo assim, o crowdsourcing nada mais é do que considerar a inteligência coletiva e terceirizar atividades, ideias e soluções, buscando distribuir as demandas entre um grupo de pessoas, que contribuem de maneira coletiva em prol dos objetivos de uma empresa.

As ferramentas digitais romperam com a barreira da distância e permitiram a criação de espaços online que concentram o trabalho em um mesmo lugar, economizando tempo e tornando a comunicação mais abrangente.

Crowdsourcing e crowdfunding

Muitas pessoas podem acabar confundindo estes dois termos que, apesar de parecidos, têm propósitos distintos.

Enquanto o crowdsourcing é mais voltado para o pensamento coletivo, a união de ideias em vista de um mesmo objetivo, o crowdfunding é voltado para o financiamento coletivo.

Ou seja, quando um conjunto de fontes de financiamento investe recursos em uma iniciativa de interesse de várias pessoas.

Como aplicar crowdsourcing em sua empresa

Para que você entenda bem o que é crowdsourcing, nada melhor do que falar sobre como, na prática, essa metodologia pode gerar valor para um negócio. As aplicações dos princípios dessa estratégia de forma a ajudar uma empresa são variadas e para diversos fins.

A terceirização de serviços é uma das práticas que faz parte dos princípios do crowdsourcing. Com ela, sua empresa pode focar no que ela realmente produz, contratando profissionais externos para auxiliar na busca de soluções mais inteligentes para departamentos secundários do negócio, mas que também impactam no cliente final.

Outra aplicação do crowdsourcing é na comunicação interna. O principal propósito dessa estratégia dentro de uma organização é manter os colaboradores engajados no local de trabalho.

Esse engajamento é o principal componente para uma troca de ideias eficaz, que realmente produza resultados. Não há como alcançar a inteligência coletiva sem uma comunicação eficiente.

Por isso, é possível adotar mecanismos que coloquem os colaboradores em um espaço compartilhado, indo além dos tradicional e-mail, que é fraco em termos de interação.

Com essa metodologia, novas ideias e sugestões vindas dos próprios profissionais poderão ser úteis para aprimorar as relações internas.

Gerar engajamento com a marca também é uma aplicação do crowdsourcing. Não é difícil encontrar empresas que convidam os próprios clientes e colaboradores a opinar sobre produtos, serviços e imagem da marca. Esse tipo de estratégia é eficaz ao envolver essas pessoas nos processos do negócio, fortalecendo o relacionamento.

Outra estratégia que já é muito adotada no meio corporativo é a de dar a colaboradores ou clientes selecionados a oportunidade de experimentar um produto ou serviço em primeira mão. Através dessa espécie de beta testing é possível aprimorar os resultados finais, utilizando a experiência como forma de obter opiniões construtivas.

Versatilidade

O modelo de crowdsourcing apresenta uma série de benefícios para as empresas e pode ser aplicado em diversas áreas, para diferentes fins.

Porém, vale ressaltar que de nada adianta recorrer a essas ideias se a cultura organizacional por si só não for compatível com essa ideia.

Em outras palavras, é preciso ser uma empresa naturalmente aberta à colaboração, desprendida de bases excessivamente hierárquicas, valorizando a autonomia dos colaboradores e buscando melhorar sua experiência, tanto quanto a de clientes.

Ainda é válido lembrar que a metodologia de crowdsourcing deve ser construída com base em um estudo do ambiente corporativo, sendo parte de um planejamento estratégico.




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