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36 por cento das empresas vão acelerar automatização no pós-pandemia
36 por cento das empresas vão acelerar automatização no pós-pandemia
29/06/2021
Se por um lado a pandemia de Covid-19 trouxe grandes transtornos econômicos, acarretou muitas demissões e fez reduzir o PIB brasilero, ela também veio para acelerar a automatização na indústria. Antes da pandemia assolar o planeta as pessoas poderiam pensar que já havia muita automação, mas após esse evento ficou mais claro que tudo deve ser automatizado e o caminho é longo até esse objetivo.

Uma pesquisa da agência Ernst & Young já comprovou que este movimento é certo: 36% das empresas globais estão acelerando os planos de automatização após a pandemia. Neste artigo vamos falar sobre:

Perspectiva
Ranking de robotização
Vantagens


Perspectiva

O cenário de crise fez com que as indústrias reavaliassem seus investimentos e até colocassem o pé no freio. Passado este período, o centro do debate passa a ser como a indústria pode reagir no pós-momento de estagnação. Segundo a agência de classificação de riscos S&P, depois da queda do PIB vista em 2020, a expectativa é de crescimento de 5,9% para este ano.

De acordo com o estudo “Covid-19 e o futuro do negócios”, feito pela IBM com mais de 3.800 executivos C-Level em 20 países e 22 setores, seis em cada dez empresas aceleraram projetos de inovação e mais da metade (51%) dos executivos vai priorizar projetos desse tipo nos próximos dois anos.

Ranking de robotização

O Brasil atualmente está entre os 20 países mais robotizados do mundo, de acordo com relatório da Federação Internacional de Robótica (IFR). São 0,6% do total de robôs instalados em todo o globo, que conta com 2,7 milhões de unidades em operação.

No ano de 2019, quando ainda não se imaginava a chegada da pandemia, as vendas globais de robôs aumentaram 12%, chegando a 373 mil unidades.

Embora esteja no topo do ranking dos parques industriais robotizados na América do Sul, o Brasil ainda tem um extenso caminho a percorrer quando se fala em automação. O país contava em 2019 com 15,3 mil robôs em operação, 8% a mais em relação ao ano de 2018. No entanto, segundo a IFR, as vendas de robôs diminuíram aproximadamente 17% no país em 2019, com apenas 1800 instalações. Para 2021 a expectativa é que as vendas voltem a crescer por conta do avanço da vacinação e a maior sensação de segurança.

De acordo com a IFR, a densidade global de robôs na indústria de manufatura em 2020 foi de 113 para cada 10 mil trabalhadores. Os países com melhores densidades, segundo o relatório são: Singapura (918 robôs instalados por 10 mil empregados), Coreia (855), Japão (364), Alemanha (346) e Suécia (277). No Brasil, a média é de 12 a 13 robôs para cada 10 mil empregados.

O que coloca o Brasil em desvantagem ainda é a baixa cultura em automação, falta de incentivos fiscais e a pouca quantidade de estudos na área. A alocação destes equipamentos em ambiente fabril segue as tendências mundiais, onde a maior parte da robótica encontra-se instalada no ramo automotivo e metal mecânico. Tal fato amplia a necessidade de inclusão destas tecnologias em outras áreas industriais brasileiras.

Vantagens

A importância da incrementação da robótica e automação no ambiente industrial vai muito além dos ganhos econômicos e de produtividade. Ela é de suma relevância inclusive para atender aos aspectos humanos e sanitários agora pautados em decorrência da Covid-19 e de futuras possíveis pandemias.

É importante frisar que a automação e a robótica devem ser encaradas não como inimigo do emprego e sim como aliadas ao crescimento do negócio, já que retira do operador trabalhos de risco e insalubres e possibilita a geração de atividades mais humanas e complexas como de avaliação e planejamento. Lembre-se que os principais riscos nas indústrias são atividades insalubres, repetitivas e com excesso de peso, e para resolver estes problemas existem soluções para manipulação, encaixotamento, paletização, dentre outras.

Por fim, destaco que a boa gestão de tecnologias permite uma tomada de decisão mais efetiva e um controle de custos mais eficientes, além de um conhecimento mais amplo de mercado e do cliente. Estes serão os diferenciais neste mercado cada vez mais dinâmico e interligado, abrindo caminho para uma maior flexibilização nas linhas industriais.

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