AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
O profissional perfeito para a indústria. Veja como ocupar um cargo de relevância.
O profissional perfeito para a indústria. Veja como ocupar um cargo de relevância.
11/02/2021
O crescimento das tecnologias na indústria depois da 4ª Revolução Industrial vem fazendo com que todo o setor tenha que se adaptar e evoluir junto com o avanço tecnológico. Mas não são apenas os processos que precisaram se adequar. Os profissionais da área certamente vêm sentindo os impactos da nova indústria e entendendo a necessidade de acompanhar esses avanços para permanecerem competitivos no mercado.

Mas afinal, como se manter qualificado em um mercado que se atualiza quase que a cada hora? O que as empresas esperam hoje dos funcionários que almejam permanecer no mercado e alcançando destaque?


Separamos algumas dicas de gestores de grandes companhias, para esclarecer o que o setor industrial espera dos colaboradores e como se tornar um profissional expressivo e ocupar cargos de relevância dentro da indústria.


1. Seja melhor que ontem
Todo grande gestor espera um colaborador engajado no crescimento pessoal e da empresa. Isso é muito importante para o negócio, mas também é extremamente importante para o funcionário: quanto maior o empenho para alcançar melhores resultados, maior o ganho para o colaborador com relação a conhecimento, desenvolvimento de técnicas, expertise na sua área de atuação e relevância na instituição e na sociedade.

Às vezes você pode até achar que não, mas os seus superiores certamente estão notando, e isso é um ponto bem positivo para quem quer alcançar notoriedade.


2. Os prazos não esperam os contratempos se resolverem
Agilidade, assertividade e flexibilidade são qualidades extremamente valorizadas para quem quer se manter competitivo no mercado.

É muito comum que imprevistos aconteçam no processo de produção, entrega de um serviço ou execução de demandas, por isso, as empresas sempre esperam de um colaborador a confiança para tomadas de decisões assertivas; que consigam solucionar contratempos de forma mais ágil, prejudicando o mínimo possível a entrega do serviço.



3. Conhecimento é a engrenagem do negócio
Se manter atualizado constantemente com relação à conhecimentos técnicos, teóricos e de mercado, é ajudar a organização a entender a competitividade e como aprimorar as atividades que ela executa.


Além disso, o conhecimento se torna uma base para que você dê boas ideias, promovendo assim, o seu destaque na instituição.

Um relatório de Ernst & Young diz que uma das principais qualidades que os recrutadores procuram hoje é uma mentalidade global. Isso significa estar ciente e aberto a outras culturas, costumes, eventos e perspectivas, ou seja, não foque apenas no conhecimento que está diretamente relacionado à organização para a qual você presta serviços, mas que vão além do universo que permeia sua área de especialização, pense grande, de forma macro e global!

Dicas como essa te trarão novas ideias, novos pontos de vista e o diferencial necessário para se destacar perante a companhia.

4. Saiba vender seu peixe
Segundo relatório de pesquisadores ao Harvard Business Review realizados em 2011:
“Para ter sucesso, o indivíduo precisa ser um bom comunicador, um colaborador e um pensador estratégico – e achamos que a tendência de buscar [profissionais com] uma orientação comercial geral em vez de uma orientação funcional continuará.”

A capacidade de autopromoção é um grande caminho andado para se colocar como um profissional que sabe o que está fazendo e que tem propriedade no que está falando. Uma boa comunicação interpessoal agrega credibilidade, confiança e faz com que o seu conhecimento transpareça de forma mais assertiva.

Para Emerson Nunes, Diretor da SAT Automação, quem quer se tornar um profissional de destaque precisa atender às necessidades da empresa de forma dinâmica e proativa. Além disso, ética, transparência e dedicação, são pilares fundamentais para se manter relevante.

“Hoje, o que a indústria espera de um funcionário é que ele vista a camisa da empresa em todos os aspectos, seja como uma mente pensante que ajuda a agregar melhores soluções para o dia-a-dia, como também estando disposto a crescer pessoalmente, pois esse crescimento reflete nos resultados da organização e consequentemente nos pessoais”, diz Emerson.

Lembre-se que não é só um bom perfil técnico que revela um profissional de destaque. Para ocupar cargos de relevância, é preciso ser visto como alguém que agrega valor e que vai trazer reais transformações aos colegas de trabalho e a instituição. Analise suas características para entender como potencializar seus pontos fortes e reverter seus pontos fracos.

E você, já se considera um profissional de destaque?
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet