AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Sistema Just in Time: tendência de gerenciamento de processos na indústria 4.0
Sistema Just in Time: tendência de gerenciamento de processos na indústria 4.0
13/01/2021
Metodologias são desenvolvidas para tornar a gestão e administração das empresas mais eficientes e pontuais. Conhecimentos sobre novas formas de gerir e comandar os setores administrativos, são os que mantêm as indústrias atualizadas no mercado, pois é um dos papéis dos líderes introduzir os novos métodos de trabalho para todo o time.

O sistema Just in Time é uma tendência bastante estudada por gestores, a fim de trazer para dentro dos processos da indústria, maior precisão e integração na cadeia de produção.

Neste conteúdo, você entenderá:
O que é o sistema Just in Time
Quais os benefícios desta tendência
O que a falta de um sistema de gerenciamento pode ocasionar



Sistema Just in Time

Traduzido literalmente para “Na Hora Certa”, o Sistema Just in Time é uma metodologia de administração da produção, que determina tudo o que deve ser produzido, comprado e transportado na hora certa. Dessa forma, as demandas só são entregues, as produções só são iniciadas e as compras só são realizadas no momento certeiro para que essas ações aconteçam.

Na cadeia de produção, muitos processos são realizados simultaneamente com o intuito de agilizar as entregas e execuções das demandas. Isso é bom para a gestão, no sentido de otimizar tempo e produção, porém, o que o sistema Just in Time compreende, é que muitas atividades dentro da indústria acabam prejudicando outras, por conta de equívocos na administração das ações.

Em muitos casos, por exemplo, diversas compras são realizadas e várias matérias-primas são estocadas sem necessidade.

Em outros casos, projetos são iniciados sem a elaboração de planejamentos contínuos, fazendo com que tarefas precisem ser adiadas, soluções precisem ser substituídas e produções precisem ser remanejadas no meio do caminho e de forma improvisada, ocasionando falhas, atrasos e erros na cadeia de produção.





Como o sistema Just in Time pode evitar prejuízos dentro da indústria


Entre os maiores benefícios do sistema Just in Time, está a redução de desperdícios e estoque parado. Esses tipos de erros podem ocasionar inúmeros transtornos para a empresa, como por exemplo:

Desgaste e perda de validade de matéria-prima,
Gastos desnecessários em momentos inoportunos,
Acúmulo de materiais e superlotação de estoques,
Intermitências,
Falhas na produção,
Erros de processamentos de dados,
Prejuízos financeiros.


Pensar em soluções que mantenham os processos industriais sendo executados de forma assertiva e com redução de desperdícios, é uma tendência que os gestores vêm implementando na indústria de forma cada vez mais contínua.


Os recursos do sistema Just in Time são uma ótima alternativa para as indústrias que precisam otimizar os processos, reduzir os desperdícios e agilizar a produção.
Just in Time é gestão, é liderança, é lucro… É o futuro da indústria.


E na sua empresa… Qual sistema de redução de erros você utiliza?
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet