AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Planejamento e Manutenção de fim de ano: como organizar o recesso
Planejamento e Manutenção de fim de ano: como organizar o recesso
16/12/2020
Custos operacionais podem reduzir em 17% com a realização de manutenções periódicas.

Ocasiões em que já existe uma previsão de fechamento das fábricas e o desligamento das máquinas, são definitivamente os momentos ideias para a manutenção dos equipamentos.

Junto com as festas de final de ano, acontecem os recessos em boa parte das empresas e indústrias, e junto com esse fechamento, vem a possibilidade de projetar o planejamento do próximo ano na empresa e sobretudo, suspender o funcionamento das máquinas e equipamentos que não podem parar durante o período de produção.

Um dos fatores fundamentais para garantir que as engrenagens da empresa continuem funcionando: deixar a manutenção dos equipamentos em dia é o que prevê a qualidade, durabilidade e bom funcionamento dos equipamentos, e esses fatores refletem diretamente na maioria dos aspectos ligados à produção e bom desempenho, como por exemplo:

Aumento de performance
Redução de custos operacionais
Ganho em produtividade
Aceleração de desempenho das máquinas
Minimização de falhas


Redução de custos por manutenção preventiva

Custos operacionais podem reduzir em 17% com a realização de manutenções periódicas. Isso porque, quando ocorre um problema que poderia ser evitado, a empresa tem queda nos seus indicadores de produtividade e, paralelamente, um aumento de gastos diante do retrabalho e da paralisação do equipamento.

Além disso, com a manutenção preventiva, quebras repentinas de equipamentos são evitadas, impedindo que máquinas fiquem paradas.

Quanto você perde se uma máquina não estiver funcionando?
Muito dinheiro não é? Então por que não optar por uma manutenção preventiva? .

Efeito Dominó causado pela FALTA de Manutenção

Uma máquina em seu perfeito funcionamento trás agilidade em diversos parâmetros, sejam por meio da aceleração do desempenho da própria máquina, que consegue responder de maneira mais instantânea aos comandos; da performance do funcionário, que consegue realizar suas tarefas de forma mais ágil ou da minimização de falhas no funcionamento da produção, entregando funcionalidade e alto desempenho junto com o produto final.

Esses parâmetros causam um efeito dominó que reflete em toda a indústria, não só na linha de produção. Setores como: logística, compras e administração são diretamente impactados com as falhas provenientes das máquinas e equipamentos.

Veja porque:

Se a produção para, o setor de logística fica atrasado em entregas e cronogramas,
Se uma peça apresentar defeito, o setor de compras precisa se realocar e priorizar a resolução dessa demanda, atrasando as demais,
Se uma máquina para de funcionar durante a produção de um produto, a administração precisa lidar com o cliente que pode vir a ficar insatisfeito com o serviço prestado.

Tudo isso, ocasionando atrasos, setores desordenados e até possíveis perdas de clientes.


Organizando o recesso para realizar a manutenção

Se após chegar até aqui você compreender a necessidade indispensável de realizar as manutenções devidas dentro da sua indústria, agora você precisa entender como organizar a sua empresa para essa parada de funcionamento e realização das inspeções.

Veja algumas dicas que podem ajudar nessa estruturação:

Examine o tempo de manutenção necessário para cada um dos equipamentos e determine o tempo de recesso da empresa.

Envolva as equipes operacionais, entendendo quais são as principais demandas que podem ser impactadas por possíveis falhas das máquinas e equipamentos, para então compreender quais são as prioridades e o que realmente precisa passar por inspeção.

Planeje a contratação de prestadores de serviços e agende as visitas de inspeções com antecedência, pois muito provavelmente outras empresas também usarão esse período para a manutenção, tornando cheias as agendas das equipes especializadas.

Sua indústria já está preparada para o recesso e manutenção de fim de ano?
ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet