AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Indústria 4.0 deve atingir 21,8 porcento das empresas no Brasil
Indústria 4.0 deve atingir 21,8 porcento das empresas no Brasil
10/11/2020
Entenda como as indústrias brasileiras serão afetadas pelo desenvolvimento da indústria 4.0.

A indústria 4.0 ou Quarta Revolução da Indústria, é um conceito de indústria proposto em 2011 em uma feira de Hannover e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a “revolução tecnológica" atingirá 21,8% das empresas brasileiras, ao longo da próxima década, sendo o percentual atual de menos de 3%.

> O que foi a Revolução tecnológica?

A revolução tecnológica é caracterizada por mudanças radicais e inesperadas, motivadas pelas inovações e tecnologias de suas épocas, tendo impactos em todos os setores (econômico, político e social).

> Quais passos para adequar as melhorias com a tecnologia digital?

Existem 5 para adequar as melhorias de produtividade por meio da tecnologia digital, seja para empresas ou profissionais.

1° Adotar a Tecnologia;
2° Tornar a tecnologia parte do negócio;
3° Tornar a tecnologia parte da estratégia;
4° Convergir a infraestrutura;
5° Inovar.

A evolução da tecnologia demanda uma educação continuada dos profissionais das indústrias. Com isso, o número de cursos e especializações que serão necessários aos trabalhadores será muito maior, o que exigirá outras valências, como o aprendizado e facilidade com a tecnologia.

Além das empresas terem que se adaptar ao modelo de melhoria da produtividade por meio de tecnologia digital, os profissionais das áreas também precisarão se atualizar cada vez mais, pois é preciso inserir a cultura da inovação ao formar um novo profissional. Com isso, o número de cursos e especializações vem crescendo no mercado e a qualidade também vem aumentando bastante. Alguns sites de cursos de qualidade são:

Coursera: https://pt.coursera.org/
Veduca: https://play.veduca.org/
LearnCafe: https://www.learncafe.com/
FGV: https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online
Udemy: https://www.udemy.com/pt/


> Qual o impacto do crescimento da indústria 4.0 para as profissões?

Cerca de 30 novas profissões surgirão para vencer a demanda da indústria, algumas delas como: Analista de Internet das Coisas, Engenheiro de cibersegurança, Técnico em informática veicular, entre muitas outras segundo estudo realizado pelo SENAI. Isso fará com que a busca e a atualização do conhecimento em novas áreas se torne cada vez mais essencial.

“Tendem a acabar os postos mais mecânicos. Será necessário ter mais profissionais capazes de interpretar os dados gerados pelos sistemas. Está aí a importância do ensino profissionalizante”, explica Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep.

Isso será muito importante para o crescimento do país e da economia, pois a indústria 4.0, além de exercer um papel de facilitador na produção e de prazos melhores para a entrega dos produtos.

Para os profissionais também será bom, pois as profissões, apesar de "deixarem" de existir, eles continuaram trabalhando de outras formas, como analisando dados e dando auxílio às máquinas, como manutenções entre outras coisas. Com isso, os profissionais trabalham com mais segurança e também com funções menos complexas, o que acaba melhorando o trabalho para todos.

ISO 9001

Trabalhe Conosco

Rua Cabreúva 427, Jd. Leocádia - 18.085-340 - Sorocaba/SP | MAPA

152101.6100

Executa - Gestão de Internet